Loja Física: Grupo Oba Hortifruti
Nossas lojas Grupo Oba Hortifruti caracterizam-se por possuir uma disposição otimizada quando comparada à média dos supermercados: frutas, legumes e verduras são colocados em bancadas baixas no centro da loja, permitindo que os clientes vejam de imediato a seleção dos produtos oferecidos pelo Grupo Oba Hortifruti.
Nossa disposição característica do ambiente das lojas proporciona uma experiência de compra diferenciada, oferecendo também um elevado nível de serviço ao cliente. Nossos estabelecimentos possuem funcionários treinados, que facilitam a venda assistida e proporcionam conveniência e comodidade aos nossos clientes.
Além disso, as lojas Grupo Oba Hortifruti oferecem um sortimento de produtos diferenciado, seja pela qualidade e origem dos alimentos frescos, seja pela exclusividade dos nossos produtos de adega (cervejas artesanais, vinhos, entre outros) e mercearia (azeites, molhos, entre outros) que, em diversos casos, são encontrados apenas na nossa rede. O Grupo Oba Hortifruti conta com mais de 1,3mil SKU’s com marca própria do Oba representando cerca de 20% das vendas. As nossas lojas possuem, em média, 665 metros quadrados, com 8 estruturas de caixas por loja e, em média, 4 mil unidades de controle de estoque (ou “SKU – stock keeping unit”) vendidos por mês
Loja Física: Oba Farm
O Oba Farm mantém os princípios de qualidade e atendimento do Grupo Oba Hortifruti, porém em um modelo maior e mais temático, que remete a uma fazenda. O mobiliário é composto de madeira rústica, a decoração possui itens típicos de fazendas, com frutas “animatronics” (bonecos de robôs mecanicamente automatizados), e a arquitetura externa tem a forma de um celeiro. A disposição segue o mesmo layout do Grupo Oba Hortifruti, com bancadas de frutas centrais e visão completa e desobstruída da loja.
As lojas Oba Farm são geralmente maiores do que as lojas Grupo Oba Hortifruti e, portanto, carregam também uma variedade maior de itens, tendo em média 1.300 metros quadrados, cerca de 11 estruturas de caixas por loja e em média de 5 mil unidades de SKUs vendidos por mês.
Canal Digital
Nosso ambiente digital, lançado em dezembro de 2019, representou 5,6% da receita da Companhia no ano de 2020. Em função da evolução apresentada desde sua inserção, acreditamos que este canal apresenta um significativo potencial de crescimento. Nossa estratégia digital se baseia na multicanalidade, isto é, nossos clientes fazem suas compras no ambiente digital enquanto a seleção e embalagem dos produtos acontece em nossas lojas físicas que funcionam como mini CDs, atendendo a região ao redor. Isso permite que aproveitemos toda a infraestrutura e expertise já embarcadas nas lojas, e, portanto, que alavanquemos nossas vendas por metro quadrado sem acréscimo significativo de custos.
Nossos funcionários treinados em FLV atuam na seleção e embalagem dos produtos, garantindo que o cliente digital tenha a mesma experiência e qualidade encontradas nas lojas físicas. Dessa forma, nossos canais digitais, assim como nosso canal físico, possuem alta recorrência.
Acreditamos que a alta recorrência de compras garante uma vantagem competitiva relevante em relação a nossos concorrentes, uma vez que, por meio de iniciativas de inteligência artificial e algoritmos preditivos, desenvolvidos em parceria com a companhia de análise de dados Semantix, que oferecem alternativas e ideias a cada interação com o cliente, conseguimos monitorar de perto o comportamento dos nossos clientes. Assim, conseguimos criar oportunidades de cross-sell e up-sell na plataforma e gerar ofertas personalizadas a cada interação com o cliente.
Nosso modelo digital também inclui a opção de in-store delivery, em que o cliente ganha tempo e comodidade retirando suas compras feitas online na loja física de sua escolha. Nossa plataforma digital conta com um aplicativo próprio, desenvolvido internamente pela Companhia, além de parcerias com agregadores como Rappi e iFood. Nossos canais digitais próprios representaram 83,4% da receita com vendas digitais de 2020, enquanto agregadores representaram 16,6%. Acreditamos que este canal direto com clientes é uma vantagem competitiva, já que permite um monitoramento mais próximo de seu comportamento e, portanto, gera uma maior capacidade de up-sell quando o cliente entra em contato para realizar uma compra.